Instituto Pensar - Flávio Dino vai ao STF contra Bolsonaro

Flávio Dino vai ao STF contra Bolsonaro

por: Jaqueline Nunes


O governado do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB) afirmou que irá entrar com processo no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), após o mandatário divulgar dados de supostos repasses federais aos estados.

Leia também: Casagrande e governadores assinam nota contra ?fake news? de Bolsonaro

O chefe do executivo maranhense foi ao seu Twitter desmentir as informações compartilhadas pelo presidente e escreveu: "A mentira é tão absurda que o valor "informado? (R$ 36 bilhões) equivale quase ao DOBRO do orçamento do Estado em 2020. Vamos ter que, mais uma vez, entrar na Justiça por essa vergonhosa fake news.?

https://twitter.com/FlavioDino/status/1366128254210486272?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1366128254210486272%7Ctwgr%5E%7Ctwcon%5Es1_&ref_url=https%3A%2F%2Fwww.socialismocriativo.com.br%2Fflavio-dino-vai-ao-stf-contra-bolsonaro%2F

Em entrevista ao UOL, Dino afirmou que o presidente agiu de má-fé, com intuito de responsabilizar os governadores pelos problemas enfrentados na rede de saúde dos estados em razão da pandemia do coronavírus. Segundo ele, Bolsonaro somou recursos federais destinados aos programas sociais com recursos do Fundo de Participação dos Estados, dinheiro dos impostos pagos pela população de cada unidade federativa. De acordo com o governador, a informação não corresponde à realidade.

https://twitter.com/FlavioDino/status/1366125521327824897?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1366125521327824897%7Ctwgr%5E%7Ctwcon%5Es1_&ref_url=https%3A%2F%2Fwww.socialismocriativo.com.br%2Fflavio-dino-vai-ao-stf-contra-bolsonaro%2F

Dino comentou que, inclusive, havia alertado o presidente sobre o equívoco na informação.

"No caso do Maranhão, [Bolsonaro] tinha vindo aqui há uns 20 dias, já tinha dito essas mentiras, eu já tinha desmentido. Naquelas lives noturnas que faz, aqueles espetáculos circenses de quinta à noite, ele reiterou, disse que era isso mesmo?, lamentou o governador.

Objetivos antidemocráticos

Ainda em entrevista, Flávio Dino afirma que atacou que Bolsonaro atacou os governadores, afirmando que eles eram responsáveis pela crise. Ele disse que o presidente acredita já ter dominado o Congresso, a Procuradoria-Geral da República (PGR) e as Forças Armadas e policiais e que, assim, seu próximo alvo se tornaram os governadores.

"[Bolsonaro] Faz uma guerra contra as instituições para ver se reina sozinho. Deus livre o Brasil disso, de um insano reinando no país. Vai destruir tudo, definitivamente. Se ainda existe leito hospitalar, hospital funcionando e medidas preventivas é pela coragem e pelo sofrimento até pessoal dos governadores?, comentou Dino.

Dino confirmou, a seguir, sua intenção de levar o presidente ao Supremo.

"Vamos continuar nesse mesmo passo e defender que nesse caso o presidente da República deliberadamente mentiu em relação aos recursos e por isso vamos pedir providências ao Poder Judiciário?, confirmou.

Bolsonaro contra a vacina

Enquanto lida com as supostas mentiras do presidente, Flávio Dino segue, como outros governadores, à procura de meios para imunizar a população do seu estado. Ele afirmou que existe a possibilidade do cenário melhorar neste mês com a ajuda dos laboratórios Butantan e Fiocruz.

Leia também: Covid-19: Secretários de Saúde pedem toque de recolher nacional e fechamento de aeroportos

"Há também a tentativa de comprar vacinas de outros laboratórios, amanhã pela manhã mesmo temos essa reunião com União Química, Sputnik e embaixada da Rússia. Está prevista a participação presencial ou pela internet de 20 estados?, disse ele.

Ele lamentou a decisão do governo federal de negar imunizantes oferecidos pelo laboratório Pfizer e apostar apenas no Butantan, que não suportaria sozinho toda a demanda nacional.

"Apostaram em uma vacina apenas, criaram confusão com o Butantan e com a Pfizer. Não sei qual foi o delírio. Os governadores não tiveram essa informação de que a Pfizer queria vender 70 milhões de doses. Se tivessem avisado, nós teríamos comprado. Mas eles esconderam informação dos estados?, declarou.



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: